Já fui a uma porção de encontros de carros antigos no Brasil, e em
alguns ao redor de Berlim, mas nunca fui num tão interessante quanto o OMMMA (Ost-Mobil-Meeting-Magdeburg,
ou numa tradução meio sem vergonha, Encontro “Magdeburguense” de Veículos do
Leste). Este encontro é realizado anualmente no Elbauer Park em Magdeburg, e
acontece ao longo de um fim de semana inteiro no mês de Agosto. Somente é
permitida a exposicão de veículos do antigo bloco socialista – portanto,
nenhuma moto BSA, caminhão Mercedes, ou nem mesmo um simpatico VW Fusca (ou
Carocha, para os nossos amigos lusofônicos da Europa e África) entra na exposição.
O parque é bem grande, e uma das áreas é reservada ao evento, que mexe com a
cidade.
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Willy na estrada |
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Willy, um entre a quase centena de Trabant no evento, e a única bandeira brasileira por lá. |
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Willy e um irmão gêmeo, mais equipado. |
Para lá fomos, Adriana, Willy e eu, enfrentando a estrada a emocionantes
100 Km/h, chegando ao hotel sem nenhum incidente e apenas um pouco atordoados
pelo ruído típico do “pequeno alemão”. Que experiência fantástica! Primeiro
porque é o segundo maior encontro que já presenciei, e sem dúvida o maior
dentro de uma única temática.
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Muitos carros, a perder de vista. |
Segundo, porque tudo era mais simples e todos pareciam curtir muito o
momento, sem estrelismos, “concours
d’elegance” nem gente cercando carros impedindo a passagem dos pedestres. A
premiação era simples, e o interesse de todos era em conviver e conhecer ou
relembrar de tempos que desapareceram quase de uma hora para outra, com a queda
do Muro de Berlim - muita gente já havia chegado na sexta-feira de manha com
seus trailers e motorhomes (autocaravanas) também dos
tempos do regime socialista, e assim passaram o fim de semana inteiro nas suas
barracas de camping montadas ao lado dos seus Wartburg, Lada 2101 (Shiguli),
Barkas ou Trabant.
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Perua (carrinha) Volga, para guia de transporte de cargas de grandes dimensões |
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Wartburg 353 |
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Cena típica da DDR - um Trabant 500 com um simpático trailer. |
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Tatra 601. Carro de uso dos membros de alto escalão do Partido Socialista Unificado (SED) da Alemanha Oriental |
Terceiro, mas não menos importante, foi ver tantos carros, caminhões e
motos juntos os quais são completamente desconhecidos para quem é das Américas
ou da Europa Ocidental - estimo que havia pelo menos 300 carros, 50 caminhões,
5 ônibus e 100 motos lá, além das famosas barracas de peças.
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Caminhões IFA, fabircados próximos a Berlim |
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Caminhão militar russo ZIL, com tração nas seis rodas. |
Os veículos em geral estavam em muito bom estado, havia também uma porção
de outros em condição razoável, aparentemente usados no dia-a-dia até hoje.
Houve também a presença de caravanas de vários lugares da Europa, como do sul
da Alemanha (Trabant e caminhões IFA), da Holanda (Lada), Reino Unido (Lada) e
Hungria (Wartburg). Havia um breve passeio curto pela cidade em um ônibus IKARUS fabricado na Hungria, e uma área para veículos militares e da Volkspolizei (a “polícia do povo” da Alemanha Oriental).
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ZIL Chaika - o carro de dirigentes. |
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Wartburg 311 sedan... |
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... Wartburg 311 coupé... |
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...Wartburg 311 Tourist Camping... |
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... e Warburg 311 cabriolet. Todos representados, e belos exemplos da indústria automobilística da época. |
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IFA F9. A semelhança com os DKW não é acidental. |
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Barkas B1000 |
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Lada 2105 da Volkspolizei |
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Um belíssimo ônibus IKARUS de turismo. reparem na ampla área envidraçada dele. |
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Trabant civil e militar |
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Wartburg 353 de rallye |
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Skoda 1000MB de rallye |
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Wartburg 1.3 de uso diário |
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Placas... |
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...peças... |
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... e veículos a venda. |
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Lada 2101, também chamado de Shiguli |
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3 gerações dos Moskwitsch |
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Muitas famílias acampadas no lugar do evento. |
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Uma bela moto Jawa de 50 cm3. |
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Caravana vinda da Holanda, de carros antigos de russos |
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Um Trabant com aerofólio no teto, acessório para carros que puxam trailers. |
Passamos o Sábado inteiro lá, fomos ao hotel e partimos no Domingo após
o café da manha, parando em um lugar mais afastado de Magdeburg para ver
uma ponte construída sobre o rio Elba, para a passagem de barcos e balsas
também sobre a ponte. Visão curiosa, e um belo exemplo da capacidade da
Engenharia Civil.
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O cruzamento artificial das águas do rio Elba. |
Ao longo do trajeto, encontramos na estrada alguns dos caminhões e
carros que estavam no encontro, e fizemos os tradicionais acenos e buzinadas
cordiais. Willy e nós chegamos de volta em segurança e
felizes pela experiência. Vejam abaixo alguns vídeos de veículos que chegavam ao evento, e divirtam-se. E aí, o que acharam? Comentem e compartilhem!
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